Translate

Quebra Pedra (chá) - para problemas renais em cães ou gatos

quinta-feira, julho 14, 2016



   Faz dois anos que meu cachorro Punk teve problemas renais. Não fazia muito xixi, estava com uma pedra trancada na uretra. Foi preciso fazer uma cirurgia e castrá-lo para assim conseguir evitar mais cálculos renais. Há um ano, foi meu gato Amarelo com a mesma história, cálculo renal preso na uretra. Lá se foram 20 dias internado, cirurgia, castração e remédios. Isso sem contar a ração especial que passei a dar para eles. Esse ano foi a vez do Tobby irmão do Punk com o mesmo problema. E lá fomos nós novamente para o veterinário.

   Conversando com ele perguntei se isso era comum em cães e gatos.. Pois já criei vários animais e nunca havia passado por esse problema com nenhum deles. Tenho cães e gatos à mais de 20 anos e nunca me deparei com esses problemas antes. Então ele me explicou que a ração muito baratinha pode contribuir para esse problema, embora não seja a causa do mesmo. Se o animal já tem pré disposição para ter problemas renais, uma ração com muito sódio pode contribuir para a doença. O bom é sempre dar uma ração de melhor qualidade e oferecer bastante água limpa. A idade avançada também contribui para o surgimento dessas doenças. Meu gato e meus cães já tem 8 anos, então os cuidados devem ser maiores, pois estão ficando velhinhos. A idade chega e com ela vem os problemas.

   Conversando com o veterinário perguntei se havia algum problema em dar chá de quebra pedra aos meus animais. Ele disse que não tinha problema algum. Que eu poderia fazer o chá e dar durante 20 dias no lugar da água para limpar os rins. Depois desse prazo esperar uns 3 meses e dar novamente mais 20 dias de chá de quebra pedra. Tenho feito isso para ajudar na saúde deles. Espero que essa dica seja útil para quem tem animais em casa com esse problema.

 Obs: Se os cálculos forem pequenos o chás dão conta do recado numa boa, mas se forem grandes não deixe o animal sofrendo sem atendimento veterinário, pois neste caso somente uma cirurgia resolverá o problema.




14 comentários:

Nati Pantaleão disse...

Bem legal a dica, meu gato teve problemas renais porém veio a falecer.
Não sabia desse chá, muito bom o conteúdo.

Seguindo seu blog


www.odiariodeumamaesolteira.blogspost.com.br

Jeanne Campos disse...

Boa noite.
Tive o mesmo problema com meu pet que é um dálmata.também fez cirurgia e foi castrado.
Nos seus pets vc notou alguma diferença na pelagem na época dos cálculos?
Estou querendo dar cha ao meu. Seria 15 dias seguidos ? E eles aceitaram bem o chá no lugar da água?
Há quanto tempo oferece chá a eles ? Voltaram a ter problemas ?

Muivo obrigada pela informação.

Juliana St disse...

Oi Jeanne, boa tarde
O único problema que eu notei neles foi não conseguir fazer xixi. Somente isso. Eles comiam bem, mas não urinavam. Sim, damos o chá durante 15 dias seguidos, eu misturo na água para não ficar muito forte e eles bebem numa boa. Chá de quebra pedra não tem muito gosto. E para os meus a ração URINARY foi receitada pois ela ajuda a desmanchar os cálculos renais que por ventura eles voltem a ter. Graças a Deus não voltaram a apresentar problemas. Mas a cada dois meses eu dou o chá para eles durante 15 dias corridos. Afinal não custa prevenir. Né? Beijokas

Anônimo disse...

Otima dica

Patricia Mello disse...

estou com meu gato internado pela 2 vez em menos de um mês, confesso que estou apavorada, pois já perdi um gato pelo mesmo problema. Como já tinha lido alguns comentários a respeito do chá de quebra pedra, comprei um saquinho e assim que ele sair da clinica vou fazer o teste e rezar para que dê tdo certo.

Juliana St disse...

Oi Patricia, boa tarde.
Vai dar certo, sim. Pode ter certeza que esse chá faz milagres nos rins dos animais limpando eles dos cálculos. Beijokas e tudo de bom

Unknown disse...

Bom dia, gostaria de saber se posso dar chá de quebra pedra para minha cachorra, ela está com pedra na bexiga e tem problema cardíaco não pode operar, muito obrigada Cristina.

Juliana St disse...

O chá não tem contra indicação. Porém se as pedras forem grandes eles vão se deslocar para o canal e impedirão ela de urinar, o bom seria fazer um exame para ver o tamanho dos calculos. O chá desmancha pedrinhas pequenas.

JÚ lima disse...

Tou com o meus problema tou com medo de dar o chá não sei a quantidade usar para fazer o chá

Juliana St disse...

Jú Lima, bom dia
Eu uso uns 6 galhos da quebra pedra de arvorezinha (aquela da foto) pra ficar bem forte.
Depois de frio eu misturo na água deles. Porém se os cálculos forem grandes eu não aconselho a dar o chá, pedrinhas pequenas o chá desmancha numa boa. Se eles ainda estiveram fazendo xixi, pode dar o chá, mesmo que o xixi seja os pingos. Porém se parar de vez, corre pro veterinário porque a pedra provavelmente é grande e nesse caso não adianta fazer o bicho sofrer.

Camila Cavalcante disse...

Oi,tudo bom? O meu cachorro ele está com vários micro cálculos na bexiga que quando se juntam vão para uretra e ele não consegue urinar.Já nos rins a pedra é maior e segundo a veterinária ela não iria descer (ela disse que muitos cachorros vivem até a velhice com pedra nos rins, e que não seria algo para ficar "preocupada").É a segunda vez que ele coloca uma sonda para desobstruir durante 7 dias. Da primeira vez deu certo e ele passou 2 meses normal, mas semana passada obstruiu novamente e no mesmo dia que ele tirou obstruiu novamente (ela disse que é pq os micro cálculos estão querendo sair e estão "todos" na uretra fazendo com que se juntem). A minha pergunta é : o chá de quebra pedra vai fazer essas pedras dos rins quebrar e descer piorando o caso ? Ele já come a ração urinária.

Juliana St disse...

Oi Camila, boa noite.
Nesse caso a ração que você está dando já ajuda a eliminar os micro cálculos, não se preocupe. O meu passou por duas cirurgias, numa ele desobstruiu o canal da uretra e na segunda a veterinária abriu a bexiga e lavou ela por dentro retirando assim todos os cálculos. O chá desmancha os cálculos quando são pequenos, porém se ele já consome a ração não há necessidade do chá.

Claudia Dias disse...

Oi Juliana... Qual a quantidade diária que tenho que dar para o cão para que o chá faça efeito? Meu cachorro não toma muita água. . . E como tenho 2 cães e só 1 com problema fica difícil monitorar quem tomou mais chá da tigela de água. . .
Estou pensando em dar em seringa...
Por isto que preciso saber qual a quantidade para eu medir e ir dando diariamente pra ele...
Desde já obrigada ...

Juliana St disse...

Oi, Claudia. Boa tarde
Olha.. eu costumo misturar o chá na água dos cachorros e deixar eles beberem à vontade. Já no seu caso como seu cão não bebe muita água, o bom seria dar mais ou menos umas 3 xícaras de chá por dia, durante uns 20 dias. Eu dou direto, pois esse problema é recorrente e é melhor prevenir do que remediar. O chá funciona com cálculos pequenos. Os grandes precisam de cirurgia porque eles trancam na uretra do animal. Boa sorte e tudo de bom.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!