Translate

Livro impresso x livro digital - prós e contras

terça-feira, julho 12, 2016

 
   Há aqueles que adoram livros impressos e não os trocam por nada. Porém não podemos negar que o livro digital é uma mão na roda. Não que o livro digital seja bem mais barato, longe disso, dependendo o livro, o preço é quase o mesmo.

   Mas é fato que qualquer aparelho celular hoje em dia, consegue numa boa, rodar um app para ler e-books em vários formatos e isso facilita e muito a leitura. Pode ser lido também no computador, e-reader, tablet.. Você pode levar para onde quiser, cabe no bolso, na bolsa, na mochila.. Não estraga, não pega poeira e dá pra emprestar sem dor na consciência, basta ter uma conta de e-mail e enviar uma cópia para os amigos, primos, tios.. Sem nenhuma restrição, cuidado ou dor de cabeça.
 
   E dependendo o tipo de app que você usa para ler, pode marcar as partes que mais gosta, fazer anotações, usar um marcador de páginas digital, copiar as partes que mais gostou e enviar as frases por e-mail, por whats app, para o Facebook.. Isso sem contar que você pode adicionar uma biblioteca inteira no seu app de leitura digital e não vai carregar mais peso por isso. Caso você não goste do livro, dá pra simplesmente apagar e pronto. Não sofre com pessoas te julgando por verem o tipo de livro que você gosta de ler, nem tem problemas com espaço em casa para armazenar sua biblioteca. Você compra o livro e pode baixar na hora, não precisa esperar 15 dias pelo correio, nem pagar taxa de entrega.

   Os contras do livro digital: Você não pode cheirar o livro, nem tocar em suas páginas.

   Com o livro físico você consegue marcar as partes que mais gosta, faz anotações, pode usar um estiloso marcador de páginas e pode guardá-lo na estante como se fosse um troféu. Os contras vem por conta de emprestar e correr o sério risco de não voltar mais ou voltar em péssimo estado. Quantos livros eu emprestei e não voltaram mais.
   Livros físicos pegam pó, ficam com as páginas amareladas, podem amassar com facilidade, pegam cupim. Não dá pra carregar mais de dois livros na mochila ou bolsa sem pesar. Quem não tem estante, precisa armazená-los em caixas muito bem embalados para não estragar. Porém pode ser manuseado e cheirado sem restrições. ;)

   Eu não tenho nenhum problema quanto ao livro digital, porque o que importa é a informação que eu adquiro através dele. Tenho muitos livros físicos e não resisto a um sebo, uma livraria, ou mesmo uma feira de livro. Mas mantenho minha biblioteca no e-reader, muito bem recheada.


1 comentários:

Humberto Muax disse...

Legal seu texto. Diferente do que vejo em outros blogs, onde as pessoas tomam partido e querem a todo custo denegrir a imagem ou do livro digital ou do físico. Como bem você falou, o que importa é a informação em si,e não o formato. Eu leio no Lev da saraiva quando estou na rua, por motivos de peso na mochila, mas quando chego em casa pego o livro e continuo. O importante é ler!







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!