Translate

Plágio, uma forma de roubo

quarta-feira, abril 01, 2015


O que significa plágio?
     Plágio nada mais é do que copiar ou assinar um documento, música, letra, poesia, poema, obra, fotografia, trabalho de outra pessoa, e usar como se fosse seu. O plágio é uma cópia não autorizada de algo que não é legalmente seu e é considerado crime, previsto no código penal brasileiro sob o número da lei 9610. Ou seja, isso é considerado crime de violação de direito autoral.

     Porque estou escrevendo isso? Porque visito blogs, tenho colegas autores, que escrevem lindamente suas poesias, poemas, livros e divulgam na internet sem um mínimo de cuidado, sem o menor peso na consciência.

     Gente.. isso dá uma dor de cabeça que vocês não tem noção. Em 2000 eu fui vítima de plágio e olha que naquela época eu nem tinha acesso às redes sociais ainda. Eu escrevia minhas poesias numa agenda e um dia minha vizinha pegou minha agenda emprestada para assinar, copiou minhas poesias e poemas e me devolveu. Porém ela perdeu a agenda dela perto de casa, num campo de futebol.

     Minha vizinha estava participando através da escola dela de uma seleção de poemas e os melhores iriam ser publicados em um livro. A poesia dela conseguiu ser selecionada e foi publicada. Ela conseguiu alguns exemplares do livro e saiu para vender. Eu comprei um exemplar, mas nem abri. Passado algum tempo ela veio me visitar e perguntou se eu estava brava com ela. Eu disse que não, então, ela me mostrou o livro e disse que achava que eu estaria brava com ela pois uma de minhas poesias estava publicada ali também. Imaginem a minha cara de susto e de surpresa numa hora dessas.

     Folheei o livro e descobri a minha poesia publicada. Nossa! Que odio que me deu. Que raiva! Acho que fiquei uns 6 meses sem conseguir dormir direito pensando no assunto e sofrendo. A pessoa que encontrou a agenda plagiou minha poesia e publicou em um livro. Nunca consegui provar que a poesia era minha. Então não se iludam! Por mais que isso seja considerado crime, nós ainda vivemos em um país em que as leis são uma piada.

     A criatura que plagiou minha poesia, ficou famosa, ganhou dinheiro e eu não ganhei nada. A mentira dela funcionou muito bem. Escrevo tudo isso para alertar os mais inocentes. Não se iludam com as facilidades da internet. Cuidem daquilo que vocês fazem. Se vocês tem algum dom e costumam partilhar isso na rede, antes de fazer isso: registrem suas letras, partituras, poesias, escritos, músicas e etc.
     Não deixem para fazer isso, quando já for tarde demais.


9 comentários:

Filipa Gonçalves disse...

Que horror! Essa mulher foi mesmo estúpida!!
Não há nada pior que as pessoas roubarem o que é nosso e ficarem com o louros, do nosso trabalho..

http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

Claudia Rodrigues disse...

Obrigada pelo comentário mas querido de sempre ;P

Leaves disse...

Olá! Estou seguindo seu blog (que é de muito bom gosto, por sinal)!

o meu é www.bookaholicyeah.wordpress.com

bjos
Lívia

Blog Talento Feminino disse...

Nossa que chato isso.
Quando comecei com o blog eu não sabia muito sobre plágio, comecei cedo, mas agora é impossível alguém falar que nunca ouvi falar de tal coisa né
Já vi amigos que não tiveram seus devidos créditos, bem chato quando isso acontece.

http://talento-feminino.blogspot.com.br/

Flavia J Martins disse...

Ola Juliana, gostei de sua postagem..
Esta de parabéns. Sempre bom alertar as pessoas sobre este assunto...
Tenho meu blog, e fico com receio de publicar algo...e seria bom se tivesse como registrar o que escrevemos, mesmo que nao seja "livro", que seja pequenos textos ou ate mesmo frases ou poemas...isso seria minha dúvida
Fico grata se puder responder e deixo aqui meu blog:

http://flaviaajanee.blogspot.com

Alinny Accioly disse...

olá, estou seguindo o seu blog. Segue o meu

http://papofeminist.blogspot.com.br/

Flavia J Martins disse...

Parabenizo aqui novamente...
como posso entrar em contato com vocês, para que eu possa ter mais dicas??

aqui publico meu blog novamente:

http://flaviaajanee.blogspot.com.br/

strawberry S. disse...

Nossa que coisa desagradável!
sinto muito por isso!
Mas, muito obrigada pela dica....

Andreza Paixão-Christian Girl disse...

AIN NOSSA :( QUE RIDÍCULA
SINTO MUITO FLOR
http://dezapaixao.blogspot.com.br/







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!