Translate

O problema da superexposição na internet

sexta-feira, abril 17, 2015

 
   
     Esses dias estava assistindo alguns vídeos no youtube sobre pessoas que postam na web tudo que "acham interessante". Num desses vídeos que eu assisti, duas meninas entre 15 e 18 anos mostravam em detalhes a casa nova. Tudo do lado de fora, tudo do lado de dentro em detalhes, cada cômodo, o que tinham dentro da casa, eletro, eletrônicos, e etc.. E como se não bastasse isso. Fizeram outros vídeos contando a rotina da casa, que horas acordam, que horas vão dormir, quem está em casa, quem não está, enfim...

     Uma delas no vídeo disse o seguinte: "As meninas que me seguem queriam conhecer mais sobre nossa casa por dentro, nossa rotina e resolvemos fazer uma série de vídeos e mostrar na internet a nossa vida. Então, meninas? O que vocês acharam dos vídeos? Deixem um comentário.."

     Eu não sei o que as meninas acharam, mas eu sei o que os ladrões, dias depois acharam. Sim, os ladrões. Por que não são apenas pessoas de bem e curiosas, que assistem à esses vídeos. Ladrões, sequestradores.. também assistem. Como será que eu sei disso? Por que na entrevista que um dos ladrões deu à uma emissora de TV, um deles falou que eles conheciam em detalhes a casa, e também a rotina passo-a-passo de cada um, porque as pessoas postaram tudinho em vídeos na internet.

     Eles só tiveram o trabalho de assistir aos vídeos, anotar tudo o que queriam, entrar na casa e fazer uma limpa. Só isso! A sorte daquelas pessoas é que na hora do roubo, não havia ninguém em casa.
E eles só tiveram sucesso no roubo, porque tiveram ajuda das próprias pessoas moradoras do imóvel.

     Eles foram filmados pelas câmeras de segurança da casa em frente e foram presos dias depois. Então, contaram como conseguiram entrar e como fizeram "uma limpeza" naquele imóvel.
Hoje em dia as pessoas não param pra pensar que não é apenas de inveja que alguns vivem. Tem pessoas que vivem de roubo, de sequestro. Elas não param pra pensar que a superexposição pode trazer várias e sérias consequências para suas vidas.

     Se já existem vários roubos e sequestros à pessoas e residências sem as mesmas se exporem por aí, imagina se cada um der ao ladrão de bandeja e em detalhes a sua vida, sua rotina e sua casa, passo-a-passo? Depois, se acontece alguma coisa, não vai adiantar reclamar e chorar. Afinal, você forneceu os detalhes.

7 comentários:

Yann disse...

Olá Juliana, bem interessante seu texto, parabéns!

O link do meu blog é:
http://alemdoroteiro.com/

Dallyse Brandão disse...

Nossa Ju, sabia que eu não tinha pensando nessas coisas? Realmente faz MUITO sentido. Acho que nós blogueiras precisamos pensar na hora de falar e gravar muita coisa, pois informação demais pode favorecer coisas ruins. Gostei mesmo do assunto que você tratou aqui. Miiil beeeijos!

www.doceencontro.com

Claudia Rodrigues disse...

Sinceramente já pensei nisso..
Há pessoas que gravam tudo, e ainda dizem o nome da escola e tudo mais, depois queixam-se !!
A internet é fantástica, mas também tem seu lado negativo, como outra coisa qualquer!!
Ótimo post bjs

Anônimo disse...

Muitos Internautas não entenderam ainda que pessoas de ma índole,bandidos,golpistas,estelionatários etc também acessam a Internet infelizmente! https://willian2020.wordpress.com

Bruno Allison disse...

Realmente, hoje em dia estamos sem liberdade, pois tudo que vamos fazer, é preciso se preocupar com esses malditos vagabundos que querem tudo fácil, e roubam dos que conseguem com trabalho!


P.S. Vi que você pede que quem te seguir, deixe o link no comentário, pra que você possa retribuir! O meu fica aqui em baixo, te espero nos seguidores do meu blog! Abraços!

http://mundonerdseotakus.blogspot.com.br/

Esmalte & Cia disse...

Acho que tem que ter limite isso de se expor , é legal é sim mais com moderação .. Do mesmo jeito que pessoas assistem por gosta outras por querer fazer maldade, seu post faz todo sentido e serve de alerta

http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

[DamaVerde] disse...

This is very interesting! I don't speak your language, but is enough similar to italian that I can read it!

♥ Mac ♥
http://gardeninshadow.blogspot.co.uk







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!