Translate

Como escrever textos e outras dicas para o blog.

sexta-feira, janeiro 02, 2015

     Escrever para o blog não é uma tarefa muito fácil, mas vou tentar passar algumas ideias básicas para vocês.

1- Estude bem o português. O nosso idioma é muito bonito e se você souber usar ele adequadamente, conseguirá escrever qualquer coisa. Para isso, estude bastante a gramática. Preste atenção às aulas de português, na escola. Porque o que tem de blogs com textos contendo diversos erros de ortografia e gramática, não está no mapa.

2- Estude bastante sobre o tema que você quer escrever. Se você quer fazer tutoriais de maquiagem, aprenda em primeiro lugar a usar cada item. Entenda para que serve, como se usa cada pincel, cada coisa. Não saia por aí escrevendo sobre aquilo que você não sabe, realmente fazer. Tenho visto muitos tutoriais de fotos de menina e moças pintadas, não maquiadas. E o que é pior é que elas tentam ensinar o que não sabem bem.

3- Leia bastante. Leia livros sobre os temas que você quer escrever, leia revistas sobre moda, adquira cultura. Leitura é essencial para quem quer de fato ser uma blogueira de sucesso escrevendo sobre moda. Não dá pra escrever sobre essas coisas apenas assistindo tv e lendo outros blogs sobre isso. Ajuda, mas tem que investir em estudo.

4- Vlogs.. estão muito na moda hoje em dia. Sim, eu clico e vejo todos os que eu consigo. E posso dizer que muitos estão com problemas. Vejo meninas com pouca ou nenhuma experiência no assunto, tentando gravar vídeos que acabam ficando um fiasco. Gente.. se vocês não entendem do riscado, não façam!

5- Sobre o que escrever, desde que você saiba dominar o assunto, escreva sobre o que você quiser. Porém, tenha ideias originais. Esses dias vi uma menina comentando que estava cansada de entrar em blogs que o tema era: a unha da semana, o look da semana.. Teve uma que saiu até ofendida porque o pessoal não perdoou e disse que ela não sabia pintar as unhas. E outra que nem sabia se vestir. Ah gente.. dominem o assunto, antes de sair por aí copiando as ideias dos outros. Não escrevam sobre os mesmos temas. Cada uma de nós tem um talento, façam aquilo que vocês sabem fazer.






14 comentários:

Lis Teixeira disse...

Ótimas dicasss !! Adorei o layout, beijos

Willity Martins disse...

Olá adorei,me ajudou bastante!!

https://m.facebook.com/profile.php?id=184825431715348

Carolina Xavier disse...

amei as dicas, tem pessoas que acham que é fácil ter um blog, mas não é porque temos que ter propriedade do que falamos e um assunto que seja interessante, e nem sempre é fácil achar um assunto interessante, amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

Karen Martins disse...

Seu Blog foi selecionado para a Teg Lebister Award... Entra lá no blog e segue os passos: http://mpbasta.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebister-award.html

Augusta Saraiva disse...

Acho que é isso mesmo, temos que dominar o assunto antes de escrever sobre eles, e também concordo que o português correto é ESSENCIAL! :P

Beijão!
Boneca de Pano Rosa

Gaby Cortez Harket disse...

Olá :) Primeiramente obrigada pela sua visitinha lá no meu blog. ;)
Gostei muito da suas dicas, super importantes, sem dúvida, concordo com tudo. :)
Estou seguindo o seu blog! *-* ;D
Sinta-se a vontade para visitar o meu blog quando quiser e puder. ;)
Beijos!
http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

Maria Inês Ribeiro disse...

Olá! Gostei muito do blog e do post :) O que achas de seguirmos os blogs uma da outra? Já sigo o seu!
Este é o meu: www.guesswhatblog.com
Beijinhos!

Tais Lopes disse...

Oi Juliana. Gostei muito de suas dicas e apesar de achá-las um tanto óbvias reconheço que são muito necessárias - inclusive pra mim.
Estou tendo dificuldade para "me encontrar" num assunto específico. Comecei meu blog como um desabafo e confesso que de tanto ver blogs cheios de vivacidade achei que o meu parecia massante e carecia exatamente disso. O problema é que não encontrei o caminho e só me vêm ideias "copiadas" na cabeça tipo "acho que vou fazer isso também" mas a ideia de copiar não me agrada...
Eu sei que já visitou meu blog mas você poderia dar outra olhadinha nele e dar "uma luz" do que eu poderia fazer?
Ficarei muito grata.

Um beijo.

Tais Lopes disse...

Esqueci do principal:

momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br

Vitória Mello disse...

Gostei muito das dicas, foram todas muito válidas.
O que estraga alguns blogs é que as donas realmente não procuram se informar a respeito daquilo que escrevem e acabam passando pra frente o que sabem, muitas vezes de forma errada. Os erros gramaticais absurdos também prejudicam muito.
É isso aí, bjs

Joice A. Nunes disse...

Boas dicas, já seguia algumas, vou tentar seguir todas. <3

Pode visitar meu blog e, se possível, dar sua opinião sobre ele? Críticas construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada desde já ♥

http://euraposa.blogspot.com.br/

Julia Villela disse...

ótimas dicas... estava precisando!
Espero que teu ano novo tenha sido lindo.
Te espero lá em, beijinhos.



www.eaijuliablog.com.br  |   FanPage  | Instagram  |  SORTEIO 

Resgatada Pelo Rei disse...

Olá!
A dicas que você deu com toda certeza devem ser levadas em conta.Talvez não fosse tão difícil encontrar blogs bons por aí se todas as blogueiras reconhecessem e seguissem esses concelhos.

Até
>>http://resgatadapeloreii.blogspot.com.br/

Biia Cavagleiro disse...

Olá!
Eu adorei seu blog, principalmente essa postagem sobre textos. Sou aspirante a escritora e adoro ler dicas para sempre melhorar minha escrita!!

Kissus~

cherriesk.blogspot.com.br







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!