Translate

Quando os pronomes de tratamento, envelhecem.

terça-feira, março 19, 2013



Imagine que você tem 30 e poucos anos, de repente você sai na rua, vai na padaria, na farmácia.. ou em qualquer outro lugar e a atendente que ainda nem lhe conhece chega toda solícita e diz em alto e bom som:
 -  Bom dia senhora, em quê posso ajudá-la? Você pára e pensa: "senhora"?????

Nesse contexto e ouvindo isso desde os 29, tem horas que o pronome de tratamento irrita e muito. Quem quer ser chamado de senhor ou senhora aos 30 e poucos anos?? Será que já aboliram o pronome você?? Acho que tem certas coisas que dependendo a idade da pessoa e a forma de tratamento, deve e pode ser evitado ou modificado até para não constranger.

De quê vão chamar uma pessoa quando ela estiver com 60 anos ou mais? De tu?? De ancião? Tem horas que eu vejo que educação demais se torna inadequada. Acho que as pessoas em geral deveriam se tocar que chamar uma mulher de senhora, quando ela ainda não é uma, é sim, falta de educação e de tato.

Chame-a de você, pergunte seu nome, mas jamais, em hipótese alguma, chame-a de senhora.

8 comentários:

Mizy disse...

olá flor adorei o blog, já estou seguindo. Quando der da uma passadinha no meu vou adorar a visita. http://mundo-d-moda.blogspot.com . bjos

Cibele Lima disse...

Adorei esse post! Realmente! A pior coisa é quando alguém me chama de senhora e pessoalmente ainda vendo que não sou velha! rsrs
participa dos sorteios do blog!

bjo

Lulu disse...

Achop super esquisito quando me chamam de senhora. Antigamente se usava senhorita pra mulheres solteiras.
Big Beijos

Nai xD disse...

Verdade! Concordo plenamente! Tenho 28 e já me chamam de senhora! Nossa, fico doente! Hahaha

Diogo Pimenta disse...

Bacana! Parabéns.
Depois olha os novos textos em meu blog → http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

Um forte abraço e fica com Deus.

NICE disse...

Ola Juliana, passando pra uma visitinha, lindo seu blog, adorei, parabébs!!!post bem interessantes. seguindo vc aqui. sempre que puder voltarei. boa noite. boa semana. bjs

ahh aguardo tua visitinha no meu blog, siga-me também.

Ana Lopes (E Agora, o Cabelo?) disse...

Amei o texto, ahaha... Bem assim que paro e fico pensando, "senhora? e quando eu tiver 60, do que me chamarão?", até porque o respeito vai muito além de "Sr. ou Sra fulana de tal" Parabéns pelo blog! Seguindo !

Olá Alessandra, estou indo conhecer o seu cantinho. Te convido à participar de um sorteio que está acontecendo no meu blog! VEM!

Quer ganhar um kit Néctar do Brasil à sua escolha? PARTICIPE!

http://eagoraocabelo.blogspot.com.br/2013/04/sorteio-escolha-seu-kit-nectar-do-brasil.html

Cleo disse...

Olá, também faço parte do clube do escritor...
Vi seu livro novo.Fiquei curiosa para saber mais de você. Entrei no blog e vi este post. Rs. Passo pelo mesmo problema de ser chamada de senhora, mas eu nem ligo mais, porque é apenas convenção. Liga não... somos eternamente jovens. Quando der, passa no meu blog também. Beijinhos, Cleo







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!